segunda-feira, 18 de abril de 2011

GUIA DE MAQUIAGEM: como preparar a pele

O primeiro passo da maquiagem é fazer uma preparação caprichada da pele, que inclui limpeza cuidadosa, tonificação suave e hidratação na medida. Saiba como preparar o seu rosto antes de começar a se maquiar.



Projeto pele de porcelana
Pureza Possível
Quanto mais imperceptíveis ficarem base, pó e corretivo, melhor o efeito porcelana da pele. Para isso, a epiderme precisa estar livre de resíduos de suor, poluição, maquiagem e cosméticos. O acúmulo de sujeira – mesmo invisível a olho nu – impede a aplicação uniforme dos produtos, reduzindo sua fixação.

Hora do Banho
A limpeza deve ser feita com produtos específicos para cada tipo de pele. Os limpadores faciais são mais suaves do que os sabonetes comuns e contêm agentes emulsificantes que se misturam aos resíduos, facilitando a sua remoção. Mas é preciso experimentar as opções do mercado para achar a que mais lhe agrada.

A vez da boca e dos olhos
Prepare a boca para receber o batom. Com um pincel de cerdas macias ou uma esponjinha facial, faça movimentos circulares nos lábios secos até as películas levantadas se soltarem.

Se os lábios estiverem ressecados, aplique um hidratante; se eles apresentarem cor e textura uniforme, use um primer labial. O investimento vale à pena: ele mantém o tom uniforme e evita que o produto avance para além do contorno da boca.

Limpe a região dos olhos com um produto suave, recomendado para a região, removendo assim qualquer resquício de oleosidade.

Deixe o creme para área dos olhos com substâncias antiolheiras e rugas na geladeira por 10 minutos. Então, espalhe nas pálpebras. A temperatura fria tem o poder de deixar a pele ainda mais lisinha, facilitando a maquiagem.

Ritual de purificação
Tonificar a pele é obrigatório! Cabe ao tônico remover alguma sujeira mais resistente, restabelecer o pH e ainda fechar os poros. Ele deixa a pele luminosa e dá uma força para a fixação da maquiagem. Deve ser passado com algodão em todo o rosto em movimentos suaves, sem esfregar.

Já quem sofre com oleosidade excessiva ou acúmulo de células mortas sabe que eles podem ser grandes empecilhos para a fixação da maquiagem. O melhor remédio é esfoliar a pele duas vezes por semana. Use o produto escolhido em movimentos circulares, sem fazer força. Saiba como escolher o melhor produto para cada tipo de pele.

Pele seca
O melhor produto tem a textura de goma e deve ser rolado sobre a pele para remover as células mortas sem agredir ou irritar essa epiderme tão delicada.

Pele oleosa
Uma boa opção são os esfoliantes à base de grânulos naturais, como sementes de maracujá trituradas. Não exagere na intensidade da massagem para não estimular a pele a ficar ainda mais oleosa.

Pele normal
Esfoliantes em forma de gel fazem esfoliações suaves e funcionam, na verdade, para quase todo tipo de pele.

Pele mista
Opte pelo esfoliante com esferas de polietileno. Se usar o de grânulos naturais, faça a esfoliação apenas na zona T (testa, nariz e queixo) para não ferir as regiões mais secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário! BJS!!